O pneu é o ÚNICO elemento de contato entre o veículo e a estrada. É por isso que o uso e a manutenção corretas, assim como o conhecimento de suas características, são fundamentais para garantir a sua segurança em qualquer situação, aumentando a vida útil dos pneus e economizando dinheiro. Lembre-se sempre de dirigir com segurança e respeitar o meio ambiente. No decorrer do texto vai mostrar um pneu para cada tipo de carro.
Se você dirige com pneus com uma profundidade de sulco menor que 1.6 mm, você pode ser multado.
Marcações Laterais
Há diferentes marcações na lateral do pneu para cada tipo de carro . Além do nome da marca e da linha, você encontra a medida e as características do pneu: a largura nominal, relação entre a altura nominal da secção e a largura nominal da secção, a estrutura ou o código de construção, o diâmetro do aro e o índice de carga e velocidade.
PRESSÃO DO PNEU
A pressão do pneu exerce uma forte influência na segurança e na economia do veículo. A pressão do pneu deve ser conferido mensalmente, principalmente se você for percorrer longas distâncias. Atenção: confira sempre a pressão com os pneus frios.
DISTÂNCIA DE FRENAGEM
Está relacionada à pressão do pneu. Em uma velocidade de 100km/h, a distância de frenagem com pneus corretamente inflados será de 40m. Já com os pneus murchos, a distância aumenta para 42,2m. O desempenho, consequentemente, aumenta em aproximadamente 6%, igual a 2,4m.
DESGASTE DO PNEU
A pressão de ar incorreta causa desgaste irregular do pneu. A pressão muito baixa causa o desgaste da borda, proporcionando o risco de dano estrutural do pneu. A pressão muito alta causa desgaste no centro do pneu.
Importante:
Mantenha sempre seus pneus com a pressão correta.
INTEGRIDADE DO PNEU
Um pneu é feito de borracha, aço e fibras. O aço e as fibras são materiais estruturais; a borracha tem a função de protegê-los contra as influências do ambiente. A borracha também pode sofrer danos por elementos químicos ou outras influências do meio ambiente.
– Objetos cortantes, impactos intensos e maus tratos podem causar defeitos estruturais visíveis e invisíveis.
– Também a pressão do pneu muito baixa pode causar defeitos estruturais
– Altas temperaturas e a luz solar podem destruir a borracha
Importante:
Procure por danos visíveis.
PROFUNDIDADE DO SULCO DO PNEU PARA CADA TIPO DE CARRO
A profundidade do sulco é um importante fator de segurança, que influencia diretamente no contato do veículo com o sol.
DISTÂNCIA DE FRENAGEM
Ao mesmo tempo em que o freio ABS controla a roda para que ela não deslize, há o acúmulo de água e os pneus começam a flutuar, fazendo com que a distância de frenagem aumente drasticamente.
Em metros e velocidade restante:
AQUAPLANAGEM
A aquaplanagem depende da profundidade da água, da profundidade do sulco e da velocidade do veículo. Para calcular a aquaplanagem, o veículo é levado a um local em que é submetido ao aumento da velocidade em superfície contendo 8mm de água. Ocorre a aquaplanagem quando o motor começa a trabalhar com dificuldade, sem o aumento da velocidade.
Importante:
Verifique a profundidade do sulco.
ALTERAÇÃO SAZONAL DO PNEU PARA CADA TIPO DE CARRO
A escolha correta da mudança sazonal é fundamental para a condução segura do veículo. Pneu de verão no verão, pneus de inverno no inverno. A distância de frenagem, a tração e a estabilidade dependem totalmente do composto da borracha.
ADERÊNCIA EM DIFERENTES TEMPERATURAS EXTERNAS
Os pneus de inverno não apenas garantem a aderência sobre a neve, como também apresentam desempenho melhor que os pneus de verão em qualquer temperatura inferior a 7°C. A Pirelli recomenda o uso de pneus de inverno para garantir a mobilidade em qualquer superfície e em todas as condições de clima frio.
COMPORTAMENTO DE FRENAGEM
Em temperatura igual ou menor que +7°C os pneus de verão apresentam distâncias de frenagem maiores e sua aderência sobre a neve é drasticamente reduzida.
Importante:
Condições mudam de +7°
Fonte: https://www.pirelli.com/tyres/pt-br/car/about-tyre
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