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Se há um dispositivo que pode ajudar, e muito, a fazer a diferença em uma condição de frenagem, esse componente é o ABS (três letras que fazem a diferença) . Sim, essa sigla curta não representa a grandeza desse dispositivo.

O Anti Locking Braking System, ou Sistema Antibloqueio de Freios, que é seu nome completo, é o mais importante elemento de segurança ativa disponível hoje em um veículo, pois funciona como uma plataforma para outros sistemas de segurança como controle de tração, controle de estabilidade e distribuição eletrônica de frenagem, que complementam a funcionalidade do ABS e elevam ainda mais o nível de segurança veicular, o que é muito positivo!

E, se isso já é bom em um veículo, imagina agora 12 milhões de automóveis equipados com esse sistema, que é o estimado desde que o ABS se tornou obrigatório, há cinco anos atrás. Nossas ruas e estradas vão ficar muito mais seguras. Não é mesmo?

Isso graças ao ABS que tem a importante missão de controlar o veículo em uma condição muito específica: o travamento de rodas. Essa condição, que é mais conhecida pelo ruído característico do arrastamento do pneu contra o solo, aumenta consideravelmente os espaços de frenagem e é um dos principais vilões no crescente número de acidentes.

E é aí que entra o ABS, literalmente! O sistema “lê” constantemente a velocidade de cada uma das rodas do veículo através de sensores e identifica aquela que perde velocidade mais rápido que as demais, indicando uma tendência de travamento.

Nessa situação a central eletrônica do sistema utiliza válvulas montadas no interior da unidade ABS para modular a pressão do fluido de freio e assim controlar a frenagem da roda.

Esse controle de alívio, manutenção e aumento da pressão do fluido de freio ocorre de forma muito rápida, cerca de dez a dozes vezes por segundo. Por isso, é normal sentirmos uma certa vibração no pedal, seguido por um ruído como alguém “gargarejando”. Isso é absolutamente normal e mostra que o sistema está atuando corretamente.

O problema é que em muitos casos o condutor se assusta com a vibração no pedal e solta o pé do freio, o que não deve ser feito. Então, prezado leitor, daqui em diante, quando pisar no pedal em uma frenagem severa e o pedal vibrar levemente, é porque o ABS está sendo acionado e retirar o pé do pedal nesse momento vai aumentar o espaço de frenagem, deixando o risco de acidente ainda maior.

E, assim como falamos no segundo parágrafo do texto, o ABS atua apenas em uma situação bem específica, que é na tendência do travamento das rodas. Ou seja, em outras condições de frenagem o ABS não está atuando, ao contrário do que muitos pensam.

Então, se a qualquer toque no pedal do freio é percebida uma vibração, é bom levar seu carro em uma oficina para verificar a condição dos discos e pastilhas.

Afinal, não adianta ter um carro equipado com os mais modernos sistemas ABS(três letras que fazem a diferença) do mercado se os pneus, discos e pastilhas estão gastos, não é verdade? Manutenção em dia e segurança em primeiro lugar. 

Fonte: https://www.hipperfreios.com.br/pt-br/dica/abs-tres-letras-que-fazem-a-diferenca-34?utm_campaign=nao_fique_de_fora_das_novidades&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

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